sábado, 21 de julho de 2012

Todos os Fiat´s terão Dualogic Plus



 A Fiat começou a atualizar em 2012 o câmbio Dualogic e o rebatizou de Dualogic Plus. A estreia do novo câmbio foi no Bravo, depois foi a a vez do Linea e por último o recém-lançado Punto. Existe também  a possibilidade do Fiat 500 também receber o câmbio ainda nesse ano já que sua linha 2013 ainda não foi lançada. A boa notícia é que até o o segundo semestre de 2013 todos os Fiat´s que usam o câmbio Dualogic atual também receberão Plus. A má notícia é que os atuais não podem receber atualizações.

O equipamento passou por uma variás  modificações que além de avanços técnicos, como um upgrade nas trocas de marcha, vem com melhorias que dão mais conforto ao condutor. Pode-se destacar as funções CREEPING ,  AUTO-UP SHIFT ABORT e PARABOLIC GEAR SHIFT.

No Dualogic Plus foram melhorados precisamente os três pontos que mais incomodavam. O primeiro era falta de controle e as constantes hesitações do conjunto câmbio/embreagem em baixas velocidades, como em manobras de estacionamento, em arrancadas, em aclives ou na hora de superar um degrau de meio-fio, por exemplo. Sem a embreagem, o motorista fica sem geitos para subir o giro do motor e manter a velocidade baixa ao mesmo tempo. A solução foi adicionar o recurso Creeping. Assim que o motorista alivia o pé do freio, o sistema movimenta o carro a até 7,5 km/h. Exatamente como ocorre com um câmbio automático tradicional.
O segundo foco de reclamação em relação ao Dualogic era em relação à falta de suavidade na passagem de marcha ( ocorriam pequenos trancos ). A solução vem com o Parabolic Gear Shift, ou passagem de marcha parabólica. Todos os algoritmos da central eletrônica que controla a mudança de marchas foram recalculados para gerar um acionamento mais progressivo da embreagem quando o acelerador é acionado de forma leve. Quando o pé do motorista é mais pesado, as mudanças são mais marcadas para aumentar a sensação de esportividade.
A terceira novidade no câmbio Dualogic é em relação ao comportamento do sistema quando o motorista deseja um ganho de velocidade rápido, como na hora de iniciar um ultrapassagem. A primeira reação do câmbio ao aumento de pressão no acelerador no software antigo era subir uma marcha, o que baixava ainda mais o torque do motor. Levava um tempo para entender que o desejo era de aumento de velocidade para então reduzir duas marchas, uma de cada vez. E só chegar numa rotação com mais torque. Toda esta operação poderia levar até 0,5 s, que se transforma numa eternidade para quem aperta o acelerador. O novo sistema se chama “Auto-up Shift Abort”, algo como cancelamento da subida automática de marcha. Com este programa, a central mede a velocidade com que se altera a pressão sobre o acelerador. Se for alta, ele entente que o desejo é obter maior velocidade e reduz a marcha. Se for baixa, a interpretação é que é um simples ganho de velocidade, sem qualquer urgência. E aí a marcha superior é engatada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário